Páginas

Estiramento dos Músculos Posteriores da Coxa

 Estou postando sobre Estiramento dos Músculos Posteriores da Coxa, porque acabei de ter recentemente um estiramento no Biceps femoral, vamos conhecer melhor o que acontece.

Esta é uma lesão muito comum no mundo dos jogadores de futebol, mas também faz parte da vida de alguns corredores e praticantes de atividade física.

O estiramento muscular é muito frequente na região posterior da coxa (músculos isquiotibiais: bíceps femoral, semitendíneo e semimembranáceo), cuja função é flexionar o joelho e estender o quadril. Podem ocorrer em indivíduos pouco preparados fisicamente ou até mesmo em atletas de alto rendimento.






Segundo a FIFA, as lesões nos músculos da parte de trás da coxa que ocorrem no futebol, na maioria das vezes, acontecem durante uma arrancada ou uma corrida a toda velocidade, sem qualquer impacto ou contato com outros jogadores. Pode ainda ocorrer em outras situações em que se exija grande esforço destes músculos. 

No momento da lesão, pode-se escutar um estalo sempre seguido de dor súbita ao longo da parte de trás da perna. Ocorre inchaço, dor e hematomas (manchas roxas) na região, podendo estar associado a dificuldade para caminhar ou flexionar o joelho devido a dor. A dor é o primeiro sinal e a intensidade da mesma varia de acordo com o grau da lesão. O atleta precisa interromper de imediato a atividade e repousar. Não deve tentar alongar ou massagear a região, pois poderá agravar a lesão.

Os sintomas variam de acordo com a gravidade da lesão, pois no estiramento muscular pode ocorrer a ruptura total do músculo ou apenas parcial. Normalmente, a lesão na musculatura posterior da coxa ocorre quando já houve uma lesão anterior ou quando o músculo encontra-se enfraquecido.

Tanto na corrida como no futebol os posteriores da coxa são contraídos de maneira forte e repetidamente, ou seja, são exigidos ou alongados demais e podem estirar. Isso geralmente ocorre porque os músculos posteriores da coxa são mais fracos do que seu oponente direto, o quadríceps (musculatura anterior da coxa).

O diagnóstico é dado pelo médico e pode ser conclusivo através de exames de imagem como a ressonância magnética ou ultrasonografia.

O tratamento, necessariamente, se inicia com o repouso que deverá ser respeitado à risca. A fisioterapia será importante para uma recuperação plena e poderá ser complementada com acupuntura.

O retorno ao esporte deverá ocorrer quando o tratamento for finalizado e o equilíbrio entre as forças na musculatura das pernas estiverem sido restabelecidos.

Para evitar um estiramento na musculatura posterior da coxa, procure aquecer antes de atividades de grande esforço, alongar com cuidado e fortalecer a musculatura buscando manter o equilíbrio entre as forças dos músculos posteriores e anteriores da coxa.


http://www.deboraflores.com.br/2013/04/estiramento-dos-musculos-posteriores-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário